Tocantins 38° C

Danilo Caymmi apresenta ‘Viva Caymmi’ no Theatro Fernanda Montenegro

O espetáculo reúne a densa e antológica obra do compositor e cantor baiano Dorival Caymmi

20/08/2019

| Atualizado em

20/08/2019

5261

Danilo Caymmi apresenta ‘Viva Caymmi’ no Theatro Fernanda Montenegro

Palmas, TO - Integrante de uma das famílias mais musicais do País e herdeiro natural do talento de Dorival Caymmi, Danilo Caymmi desembarca em Palmas nos dias 23 e 24 com o espetáculo, ‘Viva Caymmi’, uma homenagem àquele que é um dos grandes ícones da Música Popular Brasileira. O espetáculo acontece no Theatro Fernanda Montenegro, às 20h.

‘Viva Caymmi’ reúne a densa e antológica obra do compositor e cantor baiano Dorival Caymmi (1914-2008), em interpretação precisa do seu filho Danilo Caymmi e um formato dramático-musical que conta com as assinaturas consagradas do idealizador do projeto, o ator e diretor Nilson Raman, e do diretor musical Flávio Mendes, numa narrativa que celebra a vida e a música desse artista falecido há dez anos.

O espetáculo serve-se de elementos cênicos, revive de maneira ímpar algumas das belas e inesquecíveis canções e histórias do patriarca do clã dos Caymmi, numa viagem que resgata a grandiosidade da música brasileira com a grife deste baiano que nos legou uma obra de alta qualidade, entre as quais estão ‘Marina’, ‘Maracangalha’, ‘Nem eu’, ‘É doce morrer no mar’, ‘Copacabana’ e ‘O que é que a baiana tem’, entre outras.

Com participações especiais dos artistas tocantinenses Keila Lipe e Dorivã, o espetáculo traz a musicalidade de Dorival Caymmi intercalada com fatos que permeiam sua trajetória em um modelo já experimentado com muito sucesso por Nilson Raman e Flávio Mendes em produções como as que fizeram, por exemplo, para a diva Bibi Ferreira que, segundo Raman, seria a protagonista deste show não fosse o agravamento do seu estado de saúde e posterior falecimento.

Foi ela quem, segundo Raman, sugeriu que Danilo Caymmi – que está fazendo também o show ‘Danilo Caymmi Canta Tom Jobim’, com quem tocou vários anos e a partir de quem se descobriu além de instrumentista também cantor - assumisse o protagonismo do espetáculo sobre seu pai.

 

Viva Caymmi

Há mais de um ano em cartaz desde sua estreia no tradicional Festival de Inverno de Garanhuns, ‘Viva Caymmi’ é um espetáculo maiúsculo, revelador e que traz um panorama da música brasileira no Século XX em que Caymmi teve papel de destaque em seus 94 anos de vida. É nesse contexto que Nilson Raman, na condição também de mestre de cerimônia do espetáculo, vai, em uma linha do tempo imaginária, relembrando histórias, resgatando passagens curiosas e engraçadas e, claro, chamando canções que estão definitivamente impregnadas nos ouvidos e nos corações de todos e que Danilo, com Flávio Mendes ao violão, vai cantando, encantando e arrancando risos da plateia com o divertido ‘Lado B’ do pai.

Em uma hora e 40 minutos de show, 24 canções trazem os vários momentos da criatividade de Dorival Caymmi, do repertório do samba praieiro ao samba canção que tem levado o público a cantar junto músicas que se popularizam e fazem parte da trilha sonora nacional.