Tocantins 29° C

Kuwait desembarca com arte e cultura em São Paulo

A iniciativa partiu do Governo do Kuwait através da Embaixada e órgãos árabes no Brasil

Fernando Hessel - São Paulo, SP

13/12/2019

| Atualizado em

11/12/2019

1292

Kuwait desembarca com arte e cultura em São Paulo

São Paulo, SP - Uma série de exposição e palestras aconteceram na Biblioteca do Parque Villa-Lobos na zona oeste de São Paulo; no último fim-de-semana.

Os turistas e paulistanos puderam conferir de perto a arte milenar do Kuwait; que fica localizado numa região estratégica do Golfo Pérsico. O país era passagem obrigatória do comércio e êxodo dos povos da antiguidade entre a Mesopotâmia e Índia; ou seja foi por ali que inúmeras pessoas passaram deixando uma rica carga cultural na região da Península Arábica. O Kuwait faz divisa com Arábia Saudita e o Iraque; sendo esse último emblemático pela invasão do país vizinho que culminou na Guerra do Golfo.

Mas, os momentos de tensão do Kuwait não interferiram na preservação da cultura e da arte no país árabe. O Kuwait tem investido na difusão da arte daquela nação em diversos países; firmando cerca de 73 acordos culturais pelo mundo afora.

 

kuwait 2

 

O famoso fotógrafo kuwaitiano Hamed Al Umeiri, o calígrafo Farid Al Ali e um representante do departamento de patrimônio e artesanatos kuaitianos, Hussein Abdullah Mohammed, expuseram as obras na moderna Biblioteca do Parque Villa-Lobos.

 

WhatsApp Image 2019 12 10 at 6.27.48 PM 3

Segundo o Embaixador do Kuwait no Brasil, este é um tipo de evento que reforça ainda mais as relações de amizade e negócios entre os dois país. “As relações diplomáticas não são feitas exclusivamente nas esferas comercial e governamental; e sim através da arte e cultural. Promover este tipo de momento também une as nações num só objetivo onde todos ganham. Estamos felizes por esta ligação com o Brasil e ainda mais por estimar que em breve poderemos ter o primeiro presidente brasileiro em visita oficial ao Kuwait.” comemorou Nasser Almotairi - Embaixador do Kuwait ao portal América24h.