Tocantins 33° C

Chineses querem criar rota comercial entre Palmas e Xangai

Reunião tratou também de investimentos nos setores do agronegócio e mineração

Fernando Hessel - Palmas, TO

17/01/2020

| Atualizado em

16/01/2020

769

Chineses querem criar rota comercial entre Palmas e Xangai

 

Palmas, TO - O governador Mauro Carlesse esteve reunido, na manhã desta quarta-feira, 15, com representantes da Câmara de Comércio de Xangai, para tratar da possibilidade da criação de uma rota área para o transporte de cargas ligando Palmas diretamente a Xangai, maior cidade da China e um núcleo financeiro global.

A reunião, intermediada pelo secretário da Indústria, Comércio e Serviço, Tom Lyra, tratou também de investimentos nos setores do agronegócio e mineração.

Participaram da reunião os advogados da Câmara de Comércio daquele país, Igor Araújo Soares e Fernando Gur. Segundo os advogados, o projeto já está aprovado pelo governo chinês, que tem grande interesse em ampliar investimentos no Estado.

Fernando Gur informou ainda ao governador Mauro Carlesse que a intenção dos chineses é utilizar o Aeroporto de Palmas, Brigadeiro Lysias Rodrigues, para o transporte de carnes, frutas e produtos industrializados. A projeção é realizar dois voos semanais para exportação e importação de mercadorias. “Vamos colocar o Tocantins conectado ao mundo”, destacou Fernando Gur.

O próximo passo para a execução do projeto é o estudo sobre a capacidade do Aeroporto de Palmas de receber aviões com grande capacidade de cargas. E a partir daí, técnicos do governo chinês devem vir ao Estado para realizar os processos legais para a efetivação da rota área.

Fernando Gur, que representa também um fundo de investimento daquele país, informou para o governador Mauro Carlesse que os chineses também têm interesse em investir na extração de minério na região, já que na China existe uma forte demanda por essa commodity. Fernando Gur repassou ainda ao governador Mauro Carlesse o convite do prefeito de Xangai, Ying Yong, para visitar a cidade ainda neste primeiro semestre.

Alfandegamento

Uma das exigências para a implantação do projeto é o alfandegamento do Terminal de Logística de Cargas (Teca) do Aeroporto de Palmas, mas o secretário Tom Lyra reiterou que “a demanda já está sendo viabilizada pela Infraero”.

Questionado sobre a capacidade do Aeroporto de Palmas de receber aviões cargueiros comerciais, o governador Mauro Carlesse destacou que as instalações do complexo aéreo são no padrão internacional e sua pista de pouso e decolagem está pronta para receber aeronaves modelo 3C, de grande porte.

“Vamos providenciar a estrutura necessária para que o projeto seja implantado. A relação comercial com a China é extremamente importante para a economia do Tocantins, tendo em vista, que aquele país é hoje um dos principais compradores dos nossos produtos como a carne e a soja”, afirmou o Governador.