Tocantins 31° C

Roteiros de pesca esportiva são testados em cidades do Tocantins

Os recursos são do Programa de Desenvolvimento Regional, Integrado e Sustentável (PDRIS)

Palmas, TO - Fernando Hessel

13/03/2020

| Atualizado em

13/03/2020

536

Roteiros de pesca esportiva são testados em cidades do Tocantins

 

Palmas, TO - Avaliar os roteiros elaborados pelo trade turístico especializado em pesca esportiva. Este é o principal objetivo da terceira etapa do projeto de “Elaboração do Plano Estratégico e Operacional de Pesca Esportiva do Estado do Tocantins”, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). Os recursos são do Programa de Desenvolvimento Regional, Integrado e Sustentável (PDRIS) por meio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). Na capital, os testes ocorreram na última terça, 10, e, entre os dias 13 e 14, será a vez das cidades de Peixe e São Salvador, no sul do estado.

Incluindo diversas ações que visam tornar o Tocantins ainda mais preparado para atender a demanda dos praticantes da atividade, nesta etapa, serão testados roteiros que foram criados durante o curso de condutor de pesca esportiva, ocorrido entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020, cujo objetivo é deixá-los pronto para comercialização. Para tanto, serão visitados hotéis, pousadas, ranchos, restaurantes, lojas de pesca, marinas e as estruturas existentes na beira dos rios que englobam o roteiro e ainda a demonstração, por parte dos comerciantes, de como funciona a operação da pesca esportiva (abordagem, procedimentos de segurança e equipamentos a serem utilizados).

“Há poucos dias, o resultado de uma pesquisa mostrou que o Tocantins liderou o ranking de locais mais procurados para a prática da pesca. Este projeto vem ao encontro do progresso que estamos vivenciando no setor de turismo”, enfatizou Tom Lyra, secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), acrescentando que “a gestão Mauro Carlesse valoriza e incentiva o desenvolvimento da cadeia turística do Tocantins”.

Projeto

A consultoria, responsável pelas atividade realizadas durante o projeto, foi contratada através do PDRIS – Programa do Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável. Em fase de conclusão – teste dos roteiros -, o consórcio licitado para conduzir o projeto já concluiu as etapas de diagnóstico das áreas com potencial de pesca, formação de condutores especializados, elaboração estratégica, indicadores do setor e elaboração e formatação de roteiros para os municípios de Palmas, Porto Nacional, Lajeado e Peixe.