Tocantins 31° C

"Todos pela Saúde" doa mais de 630 mil itens de proteção ao TO

Máscaras N95 e cirúrgicas, luvas, óculos de proteção
e aventais para suprir parte das necessidades dos profissionais que atuam na saúde

Fernando Hessel - Palmas, TO

20/05/2020

| Atualizado em

20/05/2020

1280

"Todos pela Saúde" doa mais de 630 mil itens de proteção ao TO

 

Palmas, TO - "O Todos pela Saúde" ( www.todospelasaude.org ), iniciativa lançada pelo Itaú Unibanco para combater o novo coronavírus e seus efeitos sobre a sociedade brasileira, acaba de doar mais de 630 mil equipamentos de proteção individual (EPIs) ao Tocantins.

Entre os itens enviados com o objetivo de proteger os profissionais que atuam na saúde pública, estão:

· 324 mil máscaras cirúrgicas
· 10 mil máscaras N95
· 54 mil pares de luvas
· 6 mil óculos de proteção
· 243 mil aventais

A necessidade de equipamentos de proteção individual (EPIs) foi apontada como uma das mais urgentes pelos 27 secretários de saúde que participaram da reunião promovida pelo Todos pela Saúde, em abril.

De acordo com Sidney Klajner, presidente do Hospital Albert Einstein, grande parte do problema de atendimento à pandemia, como já demonstrado na Europa, é a falta da proteção individual para equipes de saúde. "Se contaminados, esses profissionais são afastados, prejudicando o atendimento à população."

Klajner lembra que, dentre esses profissionais, muitos que fazem parte do grupo de risco são recrutados para o atendimento na pandemia, especialmente onde a mão de obra em saúde muitas vezes é escassa. "É fundamental proteger quem cuida. Eu cuido de quem está cuidando e, assim, asseguramos a saúde de toda a população."

Todos pela Saúde

Lançado em 13 de abril deste ano, o Todos pela Saúde teve um aporte inicial de R$ 1 bilhão, realizado pelo Itaú Unibanco. Com recursos administrados por um grupo de especialistas da área da saúde e ações estratégicas baseadas em premissas técnicas e científicas, a iniciativa se guia por quatro pilares de atuação: informar, proteger, cuidar e retomar.

O Todos pela Saúde é liderado por Paulo Chapchap, diretor-geral do Hospital Sírio Libanês, e conta também com a participação de Drauzio Varella, médico, cientista e escritor; Gonzalo Vecina Neto, ex-presidente da Anvisa; Maurício Ceschin, ex-diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde; Eugênio Vilaça Mendes, consultor do Conselho dos Secretários de Saúde; Sidney Klajner, presidente do Hospital Albert Einstein; e Pedro Barbosa, presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná, instituição ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).