Tocantins 32° C

Moradores da Arse 131 recebem Cras Krahô nesta quarta-feira, 12

O Cras teve reforma orçada em cerca de R$ 100 mil.

Thomas Hessel - Palmas, TO

11/08/2020

| Atualizado em

12/08/2020

104

Moradores da Arse 131 recebem Cras Krahô nesta quarta-feira, 12

Palmas, TO - Mais um equipamento público será entregue aos palmenses. Desta vez, serão beneficiados diretamente os moradores da Quadra Arse 131 (1.304 Sul) com a entrega do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Krahô, que passou por uma reforma orçada em cerca de R$ 100 mil. O Cras vai abranger as Arses, Arsos, Taquaruçu Grande, TO-050 saída para Aparecida do Rio Negro e Coqueirinho. A entrega vai acontecer nesta quarta-feira, 12, às 10 horas.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios.

Inicialmente, o Centro de Referência chamava-se Cras 1304 Sul e teve seu nome alterado para Cras Krahô em virtude do Diagnóstico Socioterritorial de Palmas, documento produzido em 2018 pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O documento diagnosticou a situação de vulnerabilidade no território, bem como o reordenamento da oferta e demanda dos serviços socioassistenciais. Uma das proposições deste documento foi o alinhamento da oferta dos serviços por meio dos Cras conforme a divisão em territórios proposta e já em execução pela Secretaria da Saúde (Semus), por isso a utilização da nomenclatura dos territórios utilizada pela Semus.

 

Serviços

O Cras Krahô contará com 22 colaboradores, dentre eles dois assistentes sociais, um psicólogo e uma pedagoga, além da coordenação, que estarão à frente de serviços ofertados à população como: serviço de convivência e fortalecimento de vínculo; atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade no território; concessão de benefícios eventuais (cesta básica e kit natalidade); Cadastro Único (CadÚnico) e Programa Bolsa Família; Cartão do Idoso, Passe Livre para pessoa com deficiência e orientação sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC).