Tocantins 33° C

Nova Policlínica da Arno 31 é entregue à comunidade

Prédio reformado e ampliado recebeu o nome da primeira vítima da Covid-19 no Tocantins, que era servidora da Saúde do Município.

Thomas Hessel - Palmas, TO

14/08/2020

| Atualizado em

15/08/2020

379

Nova Policlínica da Arno 31 é entregue à comunidade

Palmas, TO - O Centro de Atenção Especializada Francisca Romana Chaves (Policlínica da Arno 31) é mais um equipamento que irá reforçar o atendimento à saúde pública de Palmas e foi entregue à população na tarde desta sexta-feira, 14. Para a retomada das obras, a Prefeitura destinou, de fonte própria, R$ 1.755.098,06. O prédio recebeu obras de reforma e ampliação e irá estruturar o atendimento de saúde especializado ofertado para as regiões Central e Norte de Palmas.

A nova estrutura foi entregue pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, e pela secretária municipal de Saúde, Valéria Paranaguá. Durante a cerimônia, a prefeita destacou que o momento é de agradecer a todos os profissionais que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus. “Quero agradecer a todos os servidores da saúde, que também adoecem e chegam à exaustão, que são humanos e passíveis de erros. Todos estamos juntos administrando algo que não conhecemos. Mas hora alguma nos furtamos de encarar isso de frente, com respeito à vida e com responsabilidade.”

O prédio recebeu o nome de Francisca Romana Sousa Chaves, primeira vítima do novo coronavírus (Covid-19) no Tocantins, que faleceu aos 47 anos. Assistente social, Romana era servidora da Saúde do Município e teve uma atuação expressiva no combate à violência, chegando a presidir o Núcleo de Prevenção e Assistência a Situações de Violência de Palmas (Nupav). Presente na cerimônia, a filha de Romana, Mayara Borges recebeu da prefeita uma homenagem em memória aos serviços prestados pela ex-servidora à saúde da Capital. “Nossa alegria é saber que Palmas, o lugar que minha mãe escolheu para construir a vida, é também onde irá continuar viva, mesmo que na memória de amigos e colegas de trabalho, porque essa homenagem faz com que ela continue vivendo”, agradeceu.

Estrutura

Com área total de 1.298,00 m2, a nova estrutura da Policlínica da Arno 31 conta com quatro consultórios ginecológicos, nove médicos, sala para pequenos procedimentos, sala para coleta de material para exames, de eletrocardiograma, de exames de Raio-X, farmácia, espaço para realização de atividades de fisioterapia com oito boxes e duas salas de atendimento, espaço com piscina para realização de atividades de hidroterapia, sala de administração, copa, almoxarifado, depósito de material de limpeza, área de serviço, central de material esterilizado simplificada, sala de vacinas, sala para acolhimento, salas amplas para recepção e espera.

“Palmas está recebendo atenção especial no que diz respeito à saúde com a entrega e a construção de várias obras. Essa unidade vai reorganizar o serviço de saúde na região, levar atendimento especializado e desafogar outras unidades”, ressaltou Valéria Paranaguá.

A presidente da Associação de Moradores da Arno 31, Vasti do Carmo, lembrou que a nova Policlínica irá beneficiar toda a região. “Não só nossa quadra ganha com essa obra e sim toda a região Norte. É um centro de especialidades que irá trazer mais acesso à saúde para a comunidade”, comemorou.