Tocantins 29° C

Total de pessoas recuperadas da Covid-19 ultrapassa 70% em Palmas

Número de pessoas recuperadas é de 13.586, 76,03% do universo de pacientes que contraíram o vírus na Capital.

Thomas Hessel - Palmas, TO

10/11/2020

| Atualizado em

12/11/2020

567

Total de pessoas recuperadas da Covid-19 ultrapassa 70% em Palmas

Palmas, TO - A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem se esforçado para garantir o atendimento integral às vítimas da doença e investiu fortemente em estrutura e atendimento para fazer frente às demandas geradas pela pandemia do novo coronavírus.

Esse esforço tem se refletido no aumento de número de pessoas recuperadas da Covid-19, que, nesta terça-feira, 10, chegou a 13.586 em Palmas. O número equivale a 76,03% do universo de pacientes que contraíram o vírus na Capital, durante toda a pandemia, que é um total de 17.870 pessoas.

O total de recuperações supera o número de casos ativos, que é de 4.079 (pacientes em acompanhamento médico), ou seja, 22,83% do total de casos confirmados. Só nesta terça-feira, 616 altas foram registradas pelo município.

Dentre as providências e aquisições está a ampliação do horário de atendimento em 30, das 34 Unidades de Saúde da Família (USF), passando a atender das 7 às 19 horas, a extensão dos dias de atendimento aos sábados e domingos nas USF da Arno 61 (503 Norte), José Hermes e Taquari na região Sul; criação de cinco Unidades Sentinelas (onde são feitas coletas para exames); instalação de 41 leitos exclusivos para Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento Norte e Sul – para estabilização dos pacientes; instalação de duas usinas de Oxigênio – UPA Norte e UPA Sul.

A Semus também requisitou 36 leitos clínicos na Rede Particular de Hospitais, ampliando a capacidade de atendimento pelos Sistema Único de Saúde (SUS) - pagos com recursos do Município, e credenciamento de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Rede Privada de Hospitais, também custeados com recursos públicos municipais e, além disso, recebeu 60 respiradores doados pelo Ministério da Saúde, que somados aos já existentes, totalizam 72 aparelhos distribuídos nas UPAs, Centro de Especialidades Francisca Romana (Policlínica da Arno 31) e ambulâncias.

Novas unidades

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Rede Municipal de Saúde foi fortalecida com a entrega de duas unidades de saúde reformadas e ampliadas: a USF Walter Pereira Morato, no distrito de Taquaruçu, entregue no dia 23 de junho, e o Centro de Especialidades Francisca Romana Xavier (antiga Policlínica da Arno 31), no dia 14 de agosto. Ambas funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana.