Tocantins 33° C

Quinze Juninas se apresentarão no Arraiá da Capital Online

Das 15 que irão se apresentar, 10 são do grupo principal e cinco do grupo de acesso.

Thomas Hessel - Palmas, TO

23/11/2020

| Atualizado em

25/11/2020

300

Quinze Juninas se apresentarão no Arraiá da Capital Online

Palmas, TO - Há 27 anos, quando chega novembro as quadrilhas juninas de Palmas já estão se preparando para o Arraiá da Capital do ano seguinte, pensando enredo, figurino, dentre outros detalhes. Este ano, em março, quando a pandemia chegou, elas já estavam com tudo quase pronto, o Arraiá já tinha data, 24 de junho, porém, o novo coronavírus (Covid-19) adiou e transformou a festa, mas não desanimou os quadrilheiros. Mesmo em novembro, quinze juninas participarão do Arraiá da Capital Online, que acontece de 25 a 29, às 19 horas, nas redes sociais da Prefeitura de Palmas o @cidadepalmas (YouTube e/ou Facebook).

Das quinze quadrilhas juninas que irão se apresentar, 10 são do grupo principal e cinco do grupo de acesso. Este ano o formato será diferente, com competição apenas das candidatas a rainhas e dos casais de reis, do cangaço e noivos. Serão quatro dias de apresentações, sendo que em que cada dia as juninas competirão em uma modalidade e no domingo, 29, acontecerá a premiação dos vencedores.

“A nossa expectativa é imensa. Até porque era um ano que estava perdido, e agora, mesmo em novembro, teremos o Arraiá da Capital. Para nós que somos da quadrilha mais antiga de Palmas é uma honra participar desse Arraiá esse ano, que não tem sido fácil para ninguém. Nós vamos celebrar a vida, a expectativa não só da Cafundó, mas de todos os brincantes das quadrilhas da Capital é enorme. É muito importante para nós que acontecesse mesmo de forma remota”, afirma Cláudio Maranhão, presidente da Cafundó do Brejo, a quadrilha junina mais antiga de Palmas.

O presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Assis, ressalta que a realização do Arraiá da Capital, além de cumprir o planejamento do município também tem a finalidade de manter a tradição viva. “Nós aguardamos o máximo para vermos a possibilidade de fazermos a festa como acontece todo ano, completa, com a presença do público. Não sendo possível, não poderíamos deixar a tradição morrer, e em 2020 completamos 28 anos de Arraiá e as juninas já haviam se preparado não podendo ficar sem o suporte financeiro que recebem todo ano, além disso sem realizar o belíssimo show para o qual ensaiaram”, ressalta.

 

Programação

O Arraiá da Capital Online acontece de 25 a 29, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Palmas o @cidadepalmas (YouTube e/ou Facebook). O acesso do público ao local do evento será restrito apenas aos profissionais que irão trabalhar na live e aos brincantes que se apresentarão em cada dia.

Nos cinco dias do evento haverá disputa de casais representantes das quadrilhas juninas da Capital e apresentações musicais que incluem cantoras do circuito junino.

Para animar a festa e comandar o arrasta pé, a FCP convidou os cantores Eletra, Trio Bacana, Forró Pedra de Fogo, Forró do H, Cleiton Farias, Cintia e Janaína, Ageu e Rodrigo, Karollina do Cerrado e Nadyana Oliveira e Théo Santana.

 

Confira a programação

25/11 – Escolha da Rainha
Trio Bacana


26/11 – Concurso do Casal do Cangaço
Pedra de fogo
Forró do H


27/11 – Concurso do Casal de Reis
Cleiton Farias
Cintia e Janaína


28/11 – Concurso do Casal de Noivos
Eletra
Karolinna do Cerrado e Nadyana Oliveira


29/11 – Resultado
Theo Santana