Tocantins 30° C

Dia ‘D’ - Capivaras

A intenção é alertar a comunidade que frequenta o local sobre regras de convivência de forma harmoniosa e segura entre humanos e os animais.

Thomas Hessel - Palmas, TO

17/12/2020

| Atualizado em

19/12/2020

568

Dia ‘D’ - Capivaras

Palmas, TO - A Diretoria de Controle Ambiental, da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) realiza nesta sexta-feira, 18, o Dia ‘D’ – Capivaras. A atividade será no Parque Cesamar, das 06 às 08 horas e das 17 horas às 19 horas. A intenção é alertar a comunidade que frequenta o Parque sobre regras de convivência de forma harmoniosa e segura entre humanos e os animais.

Em Palmas, as capivaras são avistadas com mais frequência no Cesamar e ao longo das margens dos córregos que cortam a cidade, especialmente do Ribeirão Taquaruçu.

Febre Maculosa

Tanto pela manhã como à tarde, equipes da FMA vão entregar uma cartilha com informações sobre a Febre Maculosa, também conhecida como febre do carrapato e que é causada pela bactéria da espécie Rickettsia rickettsii.

As pessoas que receberem a cartilha poderão depois trocá-la por uma muda de árvore na sede da FMA, localizada no prédio do Instituto Vinte de Maio (IVM), localizado na Arso 41 (403Sul), Avenida LO-09, lote 3 (pista do Antigo Aeroporto).

O contágio dessa doença se dá por meio do carrapato-estrela, que tem entre seus hospedeiros a capivara. Mas também pode ser encontrado em outros animais como aves e cobras. “Vale destacar que em 2019, a Fundação de Meio Ambiente concluiu um diagnóstico da população de capivaras de Palmas, em que não foi detectada a ocorrência da doença”, explicou o diretor de Controle Ambiental, José Francisco.

Além da prevenção contra a febre maculosa, também é recomendado que os frequentadores do Parque Cesamar respeitem os espaços desses animais. “Apesar de normalmente não serem registrados incidentes e ataques de capivaras a humanos, as pessoas devem evitar tocar e alimentar esses animais, assim é mais seguro tanto para e espécie, quanto para os próprios frequentadores do Parque”, alerta o diretor.

Capivaras

A capivara é uma espécie de mamífero roedor que vive em grupos, normalmente em habitats associados a rios, lagos e pântanos e se alimentam de gramíneas. No entanto, é um animal com grande capacidade de adaptação, podendo viver em ambientes bastante alterados pelo ser humano.

Além do Parque Cesamar, em Palmas, estes animais podem ser vistos às margens de córregos ou fragmentos de áreas de mata ciliar onde há disponibilidade de fonte de alimento e recursos hídricos para que eles possam viver e se reproduzir.