Tocantins 31° C

Prefeitura de Palmas orienta população sobre os cuidados para festas

Pessoas devem respeitar as regras de distanciamento, higiene e uso do álcool em gel.

Thomas Hessel - Palmas, TO

24/12/2020

| Atualizado em

25/12/2020

483

Prefeitura de Palmas orienta população sobre os cuidados para festas

Palmas, TO - Com a chegada das festividades do fim de ano, a preocupação com a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) só aumenta. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que as famílias não aglomerem, porque assim, seria uma aposta “mais segura” na luta contra a Covid-19. Porém, para quem for comemorar Natal e Réveillon com mais pessoas, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) alerta sobre os cuidados para não colocar em risco quem você ama, especialmente àquelas famílias que têm idosos ou doentes crônicos.

A pasta reitera que as pessoas sigam as regras de distanciamento, higiene, uso de álcool em gel e evitem aglomerações. Outra regra fundamental é não juntar núcleos de famílias diferentes. “Temos que ter ciência que essas reuniões não são seguras, pois o vírus se espalha rapidamente e estamos com elevados casos da doença na Capital”, explica a secretária municipal da Saúde, Valéria Paranaguá.

Se o grupo não for do mesmo núcleo, quais são os principais cuidados?

No máximo seis pessoas;

Distanciamento físico de 1,5 metros a 2 metros;

Uso de máscara;

Local arejado ou, de preferência, em um quintal ou varanda;

Pessoas com sintomas da Covid-19 não devem participar e seguirem em isolamento domiciliar.

 

Onde e quando procurar ajuda?

Em Palmas há 34 Unidades de Saúde da Família (USFs) distribuídas em todas as regiões da cidade e duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Norte e Sul.

Caso o paciente tenha sintomas como coriza, febre e tosse, ele deve procurar uma das unidades. Já em casos mais graves ele deve buscar atendimento na UPA Norte ou na UPA Sul.

 

Como fazer o teste?

Ao apresentar os sintomas da Covid-19, a pessoa deve procurar uma Unidade de Saúde da Família entre as 7h e 19h, de segunda a sexta-feira, e agendar a realização do teste. Nos finais de semana e feriados, o paciente pode procurar uma das quatro unidades sentinelas da Capital, que funcionam aos sábados, domingos e feriados. São elas: 503 Norte, localizada no Arno 61; Eugênio Pinheiro localizada no Jardim Aureny I; Taquari; e Walter Pereira Morato, no Distrito Taquaruçu (funciona 24 horas).

Em caso de dúvida é só ligar ou mandar mensagem para o DISQUE ZAP CORONAVÍRUS, por meio dos números 3218-5643 (fone e zap) e 3218-5458 (fone). Os atendimentos por telefone são de segunda a sexta-feira, já no WhatsApp, ocorrem todos os dias, sempre das 7h às 19 horas.