Tocantins 29° C

Peti Palmas realiza ação voltada ao combate do trabalho infantil

Além de entregar kit’s com brinquedos, revistas e camisetas o programa instalou painéis com o tema da campanha nacional contra o trabalho infantil.

Thomas Hessel - Palmas, TO

25/12/2020

| Atualizado em

26/12/2020

308

Peti Palmas realiza ação voltada ao combate do trabalho infantil

Palmas, TO - Em ação realizada nesta quarta-feira, 23, no Jardim Aureny III, a equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) iniciou a distribuição de 300 kit’s educativos com brinquedos, revistas e camisetas para crianças atendidas pelos Grupos de Fortalecimento de Vínculos nos Centros de Referência de Assistência Social de Palmas (Cras).

Essa entrega faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas durante 2020 dentro da campanha de erradicação do trabalho infantil em Palmas, que contou também com a instalação de painéis em locais públicos e equipamentos de atendimento à comunidade como praças, praias e Cras de Palmas.

O pequeno Agenor Neto Gomes Farias, de sete anos, buscou seu kit e saiu do Cras Karajá I, feliz da vida. “Eu gosto muito de brincar e de pintar. Vou mostrar tudo para minha vó quando chegar em casa”, contou Agenor, acompanhado da tia, Rosalina dos Santos e da prima, Mariana dos Santos.

A secretária de Desenvolvimento Social, Simone Sandri, estava presente e falou sobre a importância dessa iniciativa. “Todas as ações que visam combater o trabalho infantil têm o apoio da gestão municipal. Hoje vimos as crianças felizes em poder brincar, pintar e falar sobre o seu futuro de uma forma leve, vimos que eles só precisam de oportunidades para mostrar que são capazes de mudar a sua realidade”, destacou a gestora.

“Combater o trabalho infantil engloba uma série de mudanças comportamentais e culturais que necessitam de uma conscientização da comunidade e uma ação mais incisiva dos agentes públicos e políticos no fortalecimento das redes de proteção às crianças”, disse Orimar Santana, coordenador do Peti Palmas.

Segundo ele, é importante dar a estes pequenos cidadãos mais acesso aos esportes, à leitura, ao brincar, à cultura e, principalmente, dando-lhes melhores oportunidades de crescimento saudável para assim quebrar o ciclo da pobreza.

Ainda de acordo com o gestor, o trabalho infantil está presente, na grande maioria dos casos, nos lares mais pobres, evidenciando que a desigualdade social é cruel com estas crianças.

 

Painéis

Mais de trinta painéis do Peti foram instalados em feiras, praias, parques, conselhos tutelares, Centros de Referência de Assistência Social de Palmas e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) com o tema da campanha nacional contra o trabalho infantil.

Os painéis trazem a imagem símbolo da campanha desenvolvida em 2020 em parceria com o rapper Emicida, com o slogan ‘Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil.

“Nossa intenção é fazer as pessoas refletirem sobre a importância de valorizar a infância como um período de aprendizagem, de brincar, de amadurecer de forma saudável, sem sofrer as pressões e cobranças inerentes ao ambiente do trabalho” defendeu Orimar.