Tocantins 29° C

Janeiro Roxo com foco no diagnóstico precoce da hanseníase

Todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas foram capacitadas para detectar casos de hanseníase e encaminhar para o tratamento adequado.

Thomas Hessel - Palmas, TO

29/01/2021

| Atualizado em

31/01/2021

551

Janeiro Roxo com foco no diagnóstico precoce da hanseníase

Palmas, TO - “A hanseníase se manifesta por lesões de pele e alterações nos nervos, e quando afeta a pele podem aparecer manchas claras com redução da sensibilidade térmica, já quando afeta o nervo, pode causar dor, câimbra, formigamento. Quando a doença não é tratada, pode deixar sequelas, e é de extrema importância um diagnóstico precoce para evitá-las”, a explicação é do médico dermatologista da rede municipal de saúde, Caio Formiga, e destaca a importância do diagnóstico precoce da doença, um dos focos do Janeiro Roxo. Em alusão à campanha, o Ambulatório de Atenção à Saúde (AMAS) tem intensificado seus atendimentos relacionados à hanseníase e na manhã desta sexta-feira, 29, os profissionais seguem realizando acompanhamento, tratamento e diagnóstico na unidade.

A enfermeira, Allana Lima, informou o processo de atendimento em Palmas. “Os pacientes são diagnosticados pelas unidades de saúde da família, e dentro dela, ele vai ser encaminhado para o atendimento adequado. Às unidades de saúde agendam de forma adequada e de acordo com a necessidade que aquele paciente necessita. A hanseníase tem cura e seu tratamento é totalmente gratuito pelo Sistema Único de Saúde.” explicou a profissional.

Todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas foram capacitadas para detectar casos de hanseníase e encaminhar para o tratamento adequado com duração de seis meses a um ano, conforme a necessidade e especificidade de cada paciente.