Tocantins 31° C

Exposição ‘Reconstruções/Reverso’ de Ronaldo Cordeiro será aberta

Cordeiro apresenta as artes visuais em suas versões contemporânea e tradicional, das artes gráficas à aquarela.

Thomas Hessel - Palmas, TO

03/02/2021

| Atualizado em

03/02/2021

265

Exposição ‘Reconstruções/Reverso’ de Ronaldo Cordeiro será aberta

Palmas, TO - A exposição ‘Reconstruções/Reverso’, do artista visual Ronaldo Cordeiro, será aberta nesta quarta-feira, 03, na Galeria de Artes Municipal de Palmas, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, com a apresentação ao público de elementos visuais digitais e analógicos. A exposição foi contemplada pelo edital de uso da Galeria de 2020 e em razão da pandemia havia sido adiada. Estarão expostos 21 quadros.

Formado em artes visuais – designer gráfico, Ronaldo Cordeiro soma na exposição dois períodos de criação, pré e pós-pandemia da Covid-19. Criados em 2018, os quadros de ‘Reconstruções’ têm o digital como ferramenta, em que o artista recria suas próprias obras a partir da somatória de vários elementos do designer gráfico.

“Em ‘Reconstruções’ eu queria que o trabalho do designer gráfico, que é um trabalho considerado mais de artífice do que de artista pudesse aparecer como arte também. São criações do meu dia a dia que trago para o processo que começou analógico, pois vejo que o artista brasileiro pouco utiliza as ferramentas digitais”, afirma.

Já em ‘Reverso’, com obras criadas durante a pandemia, Cordeiro faz o caminho contrário e apresenta obras totalmente analógicas, em desenho e aquarela, entre outras. “Essas obras foram criadas em 2020 quando, em razão da pandemia, tive que trabalhar em casa e esse lugar virou o meu local de trabalho, assim senti a necessidade de fazer o caminho de volta, desligar do computador e voltar para os processos iniciais de criação”, conta.

Inicialmente, a exposição seria apenas das obras de ‘Reconstruções’, porém com o adiamento da criação de novos quadros, o artista decidiu unir as duas etapas de seu processo criativo, somando o material criado na coleção ‘Reverso’.

 

Série Reconstruções

“Busco construir imagens usando fragmentos de imagens que crio e outras imagens que encontro, que processo, altero e ressignifico em meio digital. Procuro aproximar meu trabalho artístico da minha formação em arte e design, por isso escolhi o processo digital, fotográfico e o vídeo para apresentar minhas obras, sua relação com a máquina, com a ruptura, proximidade gráfica e usar o papel como suporte”, descreve Cordeiro.

 

Série Reverso

“Fiz o caminho reverso das obras do período até 2018 e apresento trabalhos pensados e finalizados com técnicas tradicionais como desenho, aquarela e giz pastel. Os temas são principalmente animais e figura humana”.

 

Ronaldo Cordeiro

Natural de Goiás, Ronaldo Cordeiro é formado em Artes Visuais - Design Gráfico, pela Universidade Federal de Goiás, onde tomou conhecimento das técnicas acadêmicas de arte. Foi professor de Arte em Goiânia selecionando em escolas da rede pública e privada de ensino entre 2002 e 2008, ao mesmo tempo em que atuou como designer gráfico.

Reside em Palmas desde 2009 atuando como designer no Tribunal de Contas do Tocantins e também como professor de Web Design para o Pronatec, no IFTO de Paraíso (TO).

Reconstruções/Reverso é a terceira exposição do artista, que estreou na faculdade de Artes Visuais da UFG. No Tocantins, a primeira exposição do artista foi realizada em 2018 na Galeria de Arte do Sesc Palmas.